CearaPar e Etice avançam em diálogo para valorização de ativos tecnológicos do Estado

A CearaPar realizou uma visita institucional à Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) para discutir oportunidades de cooperação voltadas à identificação, gestão e monetização de ativos tecnológicos desenvolvidos no âmbito da administração pública estadual.

Participaram do encontro a diretora-presidente da CearaPar, Luiza Martins, o assessor de Inovação, Uirá Porã, o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, e o diretor Técnico da empresa, Danilo Reis.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias para o aproveitamento econômico de ativos intangíveis, como softwares, plataformas digitais, soluções de inteligência artificial e outros produtos tecnológicos desenvolvidos pelo Governo do Ceará. A iniciativa busca unir a expertise da Etice no desenvolvimento de soluções tecnológicas à capacidade da CearaPar de estruturar mecanismos de valorização e geração de receitas a partir de ativos públicos.

As instituições discutiram a construção de modelos que permitam transformar esses ativos em instrumentos capazes de gerar valor econômico, estimular a inovação e ampliar a sustentabilidade financeira das soluções desenvolvidas pela administração pública.

Entre os encaminhamentos definidos, está a formalização de uma parceria para estruturar mecanismos de gestão, valorização e exploração econômica desses ativos, observando aspectos técnicos, jurídicos e comerciais necessários à sua implementação.

Outro tema abordado foi a possibilidade de ampliar a disponibilização de soluções desenvolvidas pela CearaPar por meio do portfólio de serviços da Etice, fortalecendo o acesso a ferramentas inovadoras por órgãos públicos e potenciais parceiros.

Como próximo passo, as instituições irão constituir um grupo de trabalho conjunto responsável por aprofundar os estudos e desenvolver um modelo sustentável para a monetização de ativos intangíveis, alinhado às diretrizes de inovação, eficiência administrativa e geração de valor para o Estado do Ceará.

A iniciativa reforça o compromisso da CearaPar com a busca de soluções inovadoras para a gestão de ativos públicos, contribuindo para a modernização da administração estadual e para o fortalecimento das políticas de desenvolvimento econômico do Ceará.