Conselho de Administração
O Conselho de Administração se reúne uma vez por mês e tem como função a definição das políticas e diretrizes gerais, assim como a avaliação dos projetos propostos pela Diretoria Executiva e a aferição dos resultados alcançados. Os mandatos atuais* iniciaram-se em 2 de janeiro de 2024 e encerram-se em 1º de janeiro de 2026.
*A conselheira Carolina Monteiro tomou posse em 25 de julho de 2024.
Carlos Eduardo dos Santos Marino
Economista. Doutor em Economia pelo CAEN da Universidade Federal do Ceará (UFC). Auditor Fiscal Adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE). Foi Secretário Municipal de Finanças e Planejamento do Município do Crato/Ceará. Foi Presidente do Conselho Curador da Fundação Sintaf (2012-2013 e 2021-2022). Atuou como Pesquisador do Laboratório de Estudos da Pobreza – LEP/CAEN/UFC (2008-2014) e pesquisador do Observatório de Finanças Públicas do Ceará – Ofice (2015-2016). Tem ampla atuação em gestão pública, com áreas de destaque: Desenvolvimento Econômico; Pobreza e Desigualdade; Finanças Públicas; Federalismo Fiscal; Avaliação de Políticas Públicas e Gestão de Ativos Públicos.
Carolina Price Evangelista Monteiro
Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com especialização em Gestão Pública, assumiu, em 2016, a presidência da Junta Comercial do Estado do Ceará, onde deixou um legado de inovação, eficiência e simplificação na formalização de negócios no Ceará. É professora de Direito Comercial e se destacou na gestão pública do Ceará, como a primeira mulher a dirigir a Junta Comercial do estado. Com visão inovadora, foi responsável por ações pioneiras, como a transformação de um órgão centenário em uma instituição com serviços 100% digitais. Com este perfil, tornou-se referência nacional quando o tema é melhoria na ambiência de negócios no Ceará e no Brasil.
Erikson Tesolini Viana
Formação em Administração de Empresas pela Faculdade São Mateus, com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria e MBA em Gestão Comercial pela FGV. Sólida experiência construída ao longo de mais de 18 anos no mercado financeiro com expertise na área comercial, M&A no setor de saúde, special situations, Debt Capital Market, análise de riscos e comitê de crédito; Conhecimento das atividades de Risk Management, englobando risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e gestão integral de risco. Entre as experiências de destaque, já foi Superintendente Comercial Governos & Instituições do Banco Santander (BRASIL) S.A.
Fabrizio Gomes Santos
Doutor e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CAEN), possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente, é Secretário da Fazenda do Estado do Ceará. Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará desempenhou cargo de gestão na área fiscal e financeira e a função de Secretário Executivo do Tesouro e Metas Fiscais do Estado do Ceará. É membro do conselho de investimentos da Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará – CearaPrev. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Orçamento e Finanças, Administração Financeira, Economia, dentre outras.
Hélio Winston Barreto Leitão
Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo. Especialista na área de Direito Processual Civil e Administrativo. Ex-Presidente da Associação dos Advogados do Estado do Ceará-AACE. Ex-Diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (OAB/CE). Ex-Presidente da Comissão de Defesa e Assistência dos Advogados da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB/CE) e Ex-Vice-Presidente do Instituto de Direito Administrativo do Ceará. Ex-Conselheiro do Conselho Universitário da UFC. Professor de direito em faculdades privadas do Ceará. Sócio diretor do Escritório Hélio Winston Leitão Advogados S/S. Exerce a Presidência da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE).
José Nelson Martins de Sousa
Engenheiro agrônomo, bancário. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos (1988 a 1994). Vereador de Fortaleza (1997-2002) e deputado estadual por três mandatos (2003 a 2014). Como deputado, foi líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (2007-2011). Atuou como Secretário do Desenvolvimento Agrário e Secretário-Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. Ocupou o cargo de Secretário de Relações Institucionais e Secretário de Estado Chefe da Casa Civil. Atualmente está no comando da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará.
Mara Limonge Macedo
Mestre em Administração – Finanças – Bolsista CAPES pela PUC (Pontifícia Universidade Católica). Áreas de atuação: originação e estruturação de operações de Mercado de Capitais, distribuição e Equity Research. Participou da estruturação de diferentes operações focadas na Reestruturação Financeira, Securitização, Reestruturação Societária, Abertura de Capital, Fechamento de Capital, Aquisition Finance e Project Finance. Entre as experiências de destaque em parceria com a Tauá Partners atua como Diretora de Relacionamento com clientes para originação de operações de Mercado de Capitais, Reestruração Societária, Gestão Interina de Empresas e Desenvolvimento de Projetos de Inteligência Artificial.
Uinie Caminha
Pós-doutora pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Áreas de atuação: Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Societário, Contratos, Direito Concursal, Mercado Financeiro, Mercado de Capitais, gestão de ativos públicos e previdência complementar. Advogada.
Vilma Maria Freire dos Anjos
Vilma Freire é administradora, especialista em gestão pública e mestranda em Políticas Públicas, foi a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), cargo que ocupava desde 2019, tendo iniciado sua carreira na Adagri em 2015 como Diretora de Planejamento e Gestão. A Secretária do Meio Ambiente está no serviço público há 13 anos.