CearaPar visita Loteria Mineira e traz ideias para fortalecer a Lotece

A CearaPar esteve na Loteria Mineira, em Belo Horizonte, na última quinta-feira (09/10), para conhecer de perto como funciona o modelo de operação de Minas Gerais e buscar boas práticas que possam ser aplicadas no Ceará, especialmente na Loteria Estadual do Ceará (Lotece).

O objetivo da visita foi aprender com a experiência mineira, trocar informações e identificar o que pode ser adaptado à realidade cearense. A ideia é melhorar a gestão, aumentar a transparência e garantir que os recursos arrecadados gerem mais benefícios para a população.

Participaram do encontro a diretora-presidente da CearaPar, Luiza Martins, e a assessora jurídica, Sílvia Bezerra. Elas foram recebidas pelo diretor-geral da Loteria Mineira, Onésimo Moreira. Durante as reuniões, foram debatidos temas como concessões e parcerias, regras e fiscalização, integridade e boas práticas, eficiência operacional, uso de tecnologia, medição de resultados e o impacto social do dinheiro arrecadado.

Ao longo das conversas, a CearaPar reforçou seu compromisso com uma gestão responsável dos ativos do Estado, valorizando o patrimônio público e buscando parcerias que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do Ceará.

“A agenda técnica com a Loteria Mineira reforça o compromisso da CearaPar de buscar, com transparência e rigor, as melhores práticas que gerem valor público para o Ceará. Ao conhecer de perto o modelo mineiro, avançamos em diversos temas estratégicos. Agradeço ao diretor-geral Onésimo Moreira e à equipe da Loteria Mineira pela abertura e pelo diálogo produtivo. Seguiremos transformando aprendizado em resultados”, afirmou Luiza Martins.

Como próximos passos, as instituições acordaram a realização de estudos comparativos, a troca contínua de informações e a avaliação de oportunidades de cooperação. A expectativa é que essa aproximação gere parcerias futuras, fortaleça a atuação das loterias estaduais no país e ajude o Ceará a equilibrar as contas públicas, melhorar serviços e atrair mais investimentos.