CearaPar participa de curso do Insper sobre concessões e PPPs

A CearaPar concluiu na última sexta-feira, 17 de março, o “Programa executivo em Concessões e PPPs”, ministrado pelo INSPER, em modalidade presencial, com versão exclusiva para servidores e empregados do Estado do Ceará.

Realizado em dois módulos, o curso discutiu formas de aproveitar melhor esses instrumentos como alternativas para geração de valor público, atendendo, portanto, ao objeto social da Companhia de promover a geração, otimização e melhor retorno possível dos ativos públicos.

Estão entre as atividades da CearaPar, estabelecidas por lei, a prestação de apoio técnico ao Governo do Ceará, incluídas suas entidades e empresas, na elaboração de estudos e projetos de parcerias de investimentos com o setor privado.

Dessa forma, o programa executivo do Insper, articulado pela Cearapar, foi um momento para servidores e empregados do estado discutirem a lógica de estruturação de concessão e parceria público privada, os diferentes tipos de arranjo entre os setores público e privado e os principais desafios jurídicos e financeiros envolvidos. O curso deu ênfase também à análise de aspectos fundamentais para o sucesso dos projetos e às formas inovadoras na gestão desses contratos.

“Os entes do estado precisam ser capazes de gerar valor para a sociedade a partir da atração de parceiros privados e da estruturação de projetos que promovam impacto socioeconômico positivo aproveitando os instrumentos disponíveis. A CearaPar, como gestora de ativos públicos do Ceará, atuou, neste caso, como fomentadora da ideia. O objetivo foi mobilizar e reunir, em um mesmo ambiente, gestores do Estado do Ceará e autoridades da Administração Pública, criando um espaço para troca de conhecimento e incentivo à busca das melhores soluções” destacou Eduardo Marino, presidente da CearaPar.

Além do presidente da CearaPar, Eduardo Marino, as diretoras Anneline Magalhães e Helena Teófilo e o assessor jurídico Bruno Almeida participaram do curso ao lado de servidores estaduais e empregados públicos de secretarias e empresas relacionadas ao assunto.