Carolina Monteiro, diretora-presidente da CearaPar, participou, na tarde de ontem (15) de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para discutir o retorno social e econômico de eventos como a Expoece e o possível local para sua realização.
Proposta pelo Deputado De Assis Diniz (PT), a audiência reuniu entidades ligadas ao setor agropecuário cearense e focou na requalificação do Parque de Exposições Governador César Cals, imóvel gerido pela CearaPar, e disponibilizado para negócios pelo Governo do Ceará, em setembro do ano passado. Antes disso, em 2019, o Parque foi desafetado e autorizado para alienação, por meio da Lei Estadual n.º 16.932.
A diretora-presidente destacou que a CearaPar está aberta para receber propostas sobre o Parque de Exposições, mas não é a responsável pelas ideias de requalificação. “Embora este seja um espaço presente na memória afetiva da cidade, é importante compreender as vocações de sua estrutura nos dias atuais. Afinal, a função dos ativos públicos é gerar riqueza que possam ser distribuídas para muitos e não apenas para alguns,” afirmou Carolina.
O presidente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, ressaltou que outrora, quando começou a ser um lugar de exposições agropecuárias, aquela região era primordialmente rural, hoje está em uma área completamente urbana, não sendo, obrigatoriamente, a melhor saída mantê-lo.
Ao final do debate, o encaminhamento tirado foi para que a Comissão de Agropecuária da ALECE organize as sugestões dadas para avaliação e discussão pelo Estado.
A diretora de negócios e relação com investidores, Raquel Soares, acompanhou a audiência que contou com a participação de representantes de entidades relacionadas com o tema.