CearaPar e Ematerce formalizam acordo de cooperação e avançam em programa de inovação

A Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) formalizaram, nesta sexta-feira, um Acordo de Cooperação Técnica que consolida a parceria entre as duas instituições na busca por inovação e eficiência na gestão de ativos públicos.

O termo estabelece um trabalho conjunto de mapeamento, categorização e estratégias de rentabilização dos ativos da Ematerce. Essa cooperação é também a base para a participação das instituições no CoLabs 2025, programa nacional de aceleração e mentoria em inovação no setor público, conduzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

O projeto +ATER, concebido pela Ematerce e submetido à seleção pela CearaPar foi um dos 20 aprovados, das 51 propostas inscritas em todo o Brasil, para fazer parte da iniciativa. Dentro do +ATER, destaca-se o Portal Raízes Cearenses, marketplace digital lançado em maio de 2025, que conecta agricultores familiares a consumidores e parceiros comerciais, ampliando a renda e fortalecendo a produção local e sustentável.

A presidente da CearaPar, Luiza Martins, destacou o impacto social da iniciativa: “Eu sou do sertão e sei da importância da Ematerce para a população cearense. Quando a CearaPar veio conhecer mais a fundo os projetos desenvolvidos pela Ematerce, ficou gratamente surpresa com o potencial inovador e a abertura que existe na empresa para se pensar tecnologias de forma disruptiva, levando mais para o nosso agricultor, nosso pecuarista, para a população de um interior às vezes tão sofrido.”

A diretora de negócios da CearaPar, Marisa Leitão, também ressaltou sua ligação pessoal com a instituição e a admiração pelo trabalho da empresa:“É emocionante estar aqui nessa mesa, porque a Ematerce sempre fez parte da minha vida. Meu pai trabalhou muitos anos aqui, inclusive aposentou-se recentemente, mas, além disso, vejo como o trabalho que a Ematerce desenvolve é rico e como há potencial em muitos outros projetos além do Raízes, que merecem ser valorizados.”

Na cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a CearaPar foi representada pela diretora-presidente Luiza Martins, pela diretora de negócios Marisa Leitão e pela assessora de inovação Aline Xavier. Pela Ematerce, participaram a coordenadora da equipe técnica Luziete Mendonça e o diretor-técnico Itamar Lemos, que representou o presidente Inácio Mariano (em agenda oficial com o governador), além de outros integrantes do grupo de trabalho e funcionários da empresa pública.