Na manhã de hoje (04), a Companhia de Participação e Gestão de Ativos (CearaPar) reuniu-se com o diretor internacional do Porto de Roterdã, Rene Van Der Plas. O encontro teve como objetivo discutir estratégias de parcerias com o Porto, visando trazer mais investimentos para o Ceará.
Na ocasião, também estavam presentes a presidente da CearaPar, Carolina Monteiro, e a assessora jurídica, Thaynny de Castro.
O Porto de Roterdã, nos Países Baixos, é o principal porto da Europa e formou o Complexo do Pecém (CIPP) em um empreendimento conjunto com o Governo do Estado do Ceará. Ambos são complexos industriais e portuários, prezando pelo desenvolvimento econômico, industrial e social de seus respectivos países.
De acordo com Rene, “o Estado do Ceará já apresentou um estável desenvolvimento econômico”. O diretor também enalteceu os incentivos públicos do Estado para a economia, apontou o interesse em comum com a CearaPar de investir em inovações, e avaliou as possibilidades de parcerias com o serviço de gestão de ativos.
Carolina pontuou a importância da possível parceria e da captação de investimentos no Ceará, e citou o hidrogênio verde e o crédito de carbono como projetos bem sucedidos que são visados por investidores. “É importante criar parcerias com o mercado, mas de forma que não sobreponha o Estado e seu objetivo de trabalhar em políticas públicas”, explica a presidente.